ESTAÇÕES DE TRATAMENTO LOCAIS

domingo, 19 de dezembro de 2010

ESTAÇÕES DE TRATAMENTO AMBIENTAL

As estações de tratamento Ambiental devem se basear nos parâmetros das normas ABNT – NBR 7229/93 e 13969/97 e devem ter o aval de um engenheiro químico, especialista.

Exigências legais

Licenciamento: todo conjunto habitacional deve ter a licença do órgão ambiental de seu estado. Para solicitar a licença do órgão é necessário apresentar o estudo do local incluindo o estudo do terreno ou do corpo d’água onde será feita a disposição final do efluente. Todo e qualquer empreendimento de ve estar preparado para oferecer total suporte e assessoria em dimensionamento, projetos específicos, instalação e licenciamento das estações compactas de tratamento de esgotos.

Como definir qual será a disposição final do efluente

O lançamento dos efluentes finais (disposição final), pós tratamento, pode acontecer em:

  • Corpos d’água apropriados com aprovação dos órgãos regulamentadores;
  • Rede pública;
  • Valas de infiltração horizontal;
  • Sumidouros;
  • Reutilização.

Como definir como será a disposição final?

Caso exista um corpo d’água próximo: é necessário verificar a possibilidade desse corpo d’água receber o efluente, baseado na sua vazão e classificação. Obs: represas não podem ser receptoras de efluentes.
Caso não exista um corpo d’água: necessário fazer um sumidouro ou vala de infliltração horizontal. Indica-se verificar qual a profundidade do lençol freático e fazer teste de infiltração no terreno para determinar qual a possilidade de absorção e assim dimensionar o tamanho adequado do sumidouro ou vala. Esse teste é feito através de um buraco quadrado de 1x1x1m, aproximadamente (1m³), cavado no terreno e uso de régua para análise da quantidade de infiltração ao longo de período de tempo.
Por exigência legal, o fundo do sumidouro deve estar a 1,50m de distância do lençol freático. Para casos onde o lençol freático é alto (cidades litorâneas, por exemplo), as valas de infiltração horizontal são a solução. Elas devem ser de aproximadamente 60cm de largura x 60cm de profundidade e seu comprimento será variável de acordo com a vazão necessária.

" ANTES DE INICIAR SUA OBRA, CONSULTE O ÓRGÃO AMBIENTAL DE SUA REGIÃO E CONTRATE UM TÉCNICO ESPECIALISTA.
ESTE CUSTO NÃO REPRESENTA QUASE NADA NO FINAL DA OBRA E EVITA RETRABALHO OU MULTAS ".

EXEMPLO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO : http://www.cabv.com.br/pdf/PDF-DETEC/Dimensionamento-Sumidouro%20e%20Valas.pdf

0 comentários:

Postar um comentário