DESCONTAMINAÇÃO DE LAMPADAS FLUORESCENTES

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O rompimento do bulbo de uma lâmpada fluorescente lança na atmosfera uma poeira fosforosa, rica em vapor de mercúrio e altamente tóxica. Entre outras substâncias, ela contém cádmio, cobre, bário, níquel, chumbo e cromo - um grupo de elementos conhecidos como metais pesados, capazes de ir direto para os alvéolos pulmonares de quem estiver exposto a esse lixo.

Detalhes Técnicos

Composto de um tambor metálico de 200 litros, possui um triplo sistema de filtragem:
• Um para pó fosfórico;
• Um para partículas de vidro;
• Um para retenção de gases venenosos.

Foi submetida a testes no IPT da USP, em que recebeu certificação por atender, de forma excelente, à norma ABNT-NBR 10004, que dispõe sobre o descarte de resíduos sólidos. O Papa-lâmpadas é o único equipamento exclusivamente testado para atender as normas da ABNT-NBR 10004 e O.S.H.A. método NIOSH 6099. Tem capacidade para compactar aproximadamente 850 lâmpadas.
Por este motivo, e para possibilitar que as empresas possam atender as normas da ABNT-NBR 10004 e O.S.H.A. método NIOSH 6099, que refere-se ao manuseio de resíduos sólidos, o IDEA Cíclica consolidou uma parceria com a Naturalis Brasil, e está trazendo para o Rio de Janeiro a tecnologia capaz de destinar corretamente e com segurança, lâmpadas de qualquer tipo, da forma mais simples e barata possível. É o sistema Papa-Lâmpadas, e funciona da seguinte forma:

O IDEA CÍCLICA se desloca até o cliente que tenha lâmpadas para destinar e no próprio local, processa a descontaminação das lâmpadas de mercúrio, levando no ato seguinte, todo o resíduo oriundo do serviço (vidro/alumínio/filtros saturados com metal pesado), para destino correto, fora do site da empresa.
Além de eliminar os riscos do manuseio, e os custos de transporte existentes no descarte, o sistema "Papa-Lâmpadas" oferece outros benefícios agregadas entre eles:
• Destinação correta dos resíduos e metais pesados
• Redução real dos preços praticados por lâmpada descartada
• Recuperação de área produtiva desperdiçada na estocagem de lâmpadas queimadas
• Adequação aos requisitos para obtenção de certificações, como o ISO 14000, através do atendimento às normas ABNT-NBR 10004
• Vantagens políticas e mercadológicas pela escolha de atitudes corretas ao meio ambiente
• Construção de uma boa imagem junto à comunidade

0 comentários:

Postar um comentário