EMPRESAS QUE VIVEM DA RECICLAGEM DOS RESÍDUOS DO VESTUÁRIO

domingo, 17 de junho de 2012

Produção de fios
Algumas empresas já perceberam que é possível dar um destino fácil aos resíduos Têxteis. Um exemplo é do grupo empresarial de Brusque, que reúne as empresas Benetex e enefios, que desenvolve produtos oriundos dos resíduos da indústria do vestuário. A Benetex recolhe os retalhos de tecido plano e malharia (sem elastano), já separados por cor e tipo. O material passa por uma máquina chamada rasgateira, que desenvolve um processo de desfibragem e transforma em fardos prontos para o processamento. A Benetex produz o desfibrado para uso em fiação open-end e para indústrias de esfregões e escovas. Em março de 2009 a empresa alcançou um volume de 1.500.000 (um milhão e quinhentos mil kg/mês) de desfibrado coloridos. A outra empresa do grupo, a Benefios, utiliza-se da matéria-prima desenvolvida pela Benetex para produzir fios reciclados titulados a 4/1 e 8/1. Um dos produtos da Benefios é o Adamis, constituído de jeans desfibrados, formando fardos de algodão e utilizados pela indústria automobilística para compor as partes que utilizam não tecidos e têxteis técnicos. Os produtos da Benefios também atendem os produtores de redes de descanso, barbantes, material para crochê e artesanato, tapetes, luvas de proteção individual e decoração em geral.
Fios para produção de diversos materiais e setores
As fábricas de estopa existem há muitos anos no Brasil e utilizam os resíduos têxteis como matéria--prima. A estopa aproveita os resíduos de fios (algodão, acrílicos, etc.) e tecidos que são classificados por cor e qualidade, permitindo a fabricação de diversos.
tipos de estopas e conforme suas características para diversas funções.
Até pouco tempo atrás as estopas eram produzidas exclusivamente com restos de fios e atualmente parte da produção de estopas é desenvolvida a partir de retalhos de roupas, toalhas, cortinas e de retalhos da indústria de confecções. Esse mesmo processo permite o fornecimento de matéria-prima para enchimento de colchões, insumos para a produção.
De papel moeda, sapatos, peças para veículos, tapetes e decoração. O processo de produção desses produtos é composto de todas ou de algumas das seguintes etapas:
• Separação: os retalhos são separados em função de seu estado, características da matéria--prima, cor e comprimento.
• Trituração: depois de separados, os tecidos são triturados em pedaços muito pequenos até ficarem praticamente desmanchados.
• Beneficiamento: o material triturado sofre adição de uma mistura de poliéster.
• Fiação: após beneficiado passa por uma maçaroqueira e por um filatório para ser transformado em fio.
• Tecelagem: o fio pode ser transformado em tecido novamente.
• Tingimento: após a tecelagem, o tecido pode ser novamente tingido com a cor desejada, caso necessário.
(As estopas, por exemplo, passam por duas dessas etapas: a separação e a trituração fragmentação). A implantação desses processos produtivos só é viável em função do volume dos resíduos. As empresas do vestuário têm preferido fornecer os retalhos para as empresas que desenvolvem as soluções do que implantá-las.

0 comentários:

Postar um comentário