ASFALTO RECICLADO

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Pneu vira asfalto
A Rodovia dos Bandeirantes receberá, até 2011, um novo asfalto ecológico, no trecho entre São Paulo e Campinas. A CCR AutoBAn, responsável pela administração da Rodovia, apresentou na última sexta-feira (10) o trecho modelo do novo pavimento, que utiliza asfalto reciclado e borracha de pneus velhos em sua composição. O trecho modelo fica entre os km 85 e 78 da pista sentido São Paulo. Ao todo, serão 600 km de pistas reformadas.
Segundo Guilherme Bastos, gestor de investimentos do grupo CCR AutoBAn, o processo de revitalização do pavimento é composto por duas fases. Na primeira etapa, há a reciclagem do asfalto da pista, onde o asfalto é retirado, triturado e enriquecido com cimento e pó de pedra, para depois ser reaplicado. O processo de reciclagem ocorre em uma usina de reciclagem localizada ao lado da pista no km 42, que produz 200 t de material reciclado por hora. A reciclagem do pavimento da rodovia evitará que 84 mil m³ de asfalto velho sejam jogados em aterros.

Já o asfalto borracha consiste em uma mistura entre borracha de pneu velho e asfalto, que garante menos ruídos, maior aderência dos pneus e menos dispersão de água em caso de chuva. De acordo com Bastos, uma das principais características pela qual o asfalto borracha foi escolhido é a sua durabilidade, que é maior que a do asfalto comum. Serão utilizadas 3,1 mil t de pneus para a reforma.
Para a intervenção, a pista passa primeiro por um processo de reperfilamento, para depois receber a aplicação do asfalto reciclado, na estrutura do pavimento, e do asfalto borracha, na superfície da pista. Segundo Bastos, foi feito um estudo durante dois anos que apontou que, apesar de seu alto custo, o asfalto borracha tem maior durabilidade. A estimativa de custo é de R$ 82 milhões.
Mauricio Lima.

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