Consumidores de materiais de construção verdes

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Uma Pesquisa da Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo identificou três tipos de usuários que utilizam materiais de construção sustentáveis em suas obras e verificou o mercado desses produtos no Espírito Santo, apurou a Revista Sustentabilidade.

O estudo, conduzido por Márcia Bissoli, professora do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Espírito Santo (DAU-UFES) se baseou na oferta de materiais de construção verdes no mercado em diversas cidades capixabas e visitou obras construídas para verificar o perfil de seus proprietários e identificar quais produtos são comprados.

Como resultado, três tipos de usuários foram identificados: os "ambientalmente conscientes", os "criativos por necessidade" e os "ambientalmente chiques".

Os "ambientalmente conscientes", integram o grupo das pessoas que usam materiais alternativos, simples e recicláveis por opção, em construções geralmente empreendidas em áreas afastadas dos centros urbanos. Para estes usuários, o poder aquisitivo não influencia na opção do uso dos materiais, que são em sua maioria o eucalipto tratado, as telhas produzidas a partir de materiais reciclados, pneus inservíveis usados para jardinagem, além de vidros reaproveitados e cacos de cerâmica e cascalho usados para revestimento.

O segundo grupo de usuários identificado pela pesquisa são os "criativos por necessidade", pessoas que usam os materiais verdes como uma alternativa aos convencionais, por falta de acesso à elas. Geralmente são moradores de áreas de risco ou pessoas de menor poder aquisitivo.

Os principais materiais utilizados por esse perfil são resíduos de madeira, que servem para o revestimento de pisos e paredes porém necessitam ser trocados a cada 3 meses e cacos de cerâmica e tampinhas de garrafas para revestimentos de pisos e paredes.

Um terceiro perfil identificado foi o dos "ambientalmente chiques", aqueles que adotam o uso de materiais reciclados, produzidos em escala industrial, por terem uma percepção de que esses materiais estão na moda. Entre seus materiais preferidos estão a madeira de demolição, as pastilhas de coco e a madeira plástica.

O trabalho destaca também que a escolha dos materiais verdes deve seguir algumas recomendações, como aproveitar a mão-de-obra local, contratar profissionais técnicos capacitados a orientar adequadamente os moradores em suas intervenções físicas na moradia e fazer uso de produtos e tecnologias sustentáveis durante as diversas etapas da obra.

Os resultados indicam que o desconhecimento dos materiais verdes por arquitetos e consumidores é um dos maiores gargalos para que eles sejam aplicados em larga escala no Espírito Santo. Segundo o estudo, grande parte dos produtos são aplicados em obras destinadas ao uso comercial, o que, de acordo com os pesquisadores, está relacionado ao apelo ecológico e ao marketing.

0 comentários:

Postar um comentário