"PAVER" UMA SOLUÇÃO ECOLOGICAMENTE CORRETA

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Por meio do processo mecânico de recauchutagem de pneus, as bandas de rodagem dos pneus
acabam por se tornar resíduos, cuja capacidade de degradação é muita lenta, contribuindo deste
modo na geração de impactos ambientais. A adição destes resíduos de borracha na produção de
pavimentos intertravados de concreto pode apresentar-se como uma alternativa interessante, visando
contribuir na disposição final desses resíduos potencialmente poluidores. Neste trabalho, será
apresentado o processo de fabricação utilizado na confecção dos pavimentos intertravados de
concreto com adição dos resíduos de borracha de pneus, além de resultados experimentais das
peças de concreto produzidas com relação aos ensaios para determinação da resistência à
compressão simples e a capacidade de absorção de água. Dessa forma, espera-se que os resíduos
da recauchutagem de pneus possam vir a se tornar uma alternativa viável na composição de
materiais e componentes da construção civil.

INTRODUÇÃO
A utilização de pavimentos com blocos pré-moldados de concreto vem crescendo
em todo o mundo, e a possibilidade de se oferecer materiais alternativos cuja
principal preocupação é o equilíbrio entre os aspectos ambientais, tecnológicos e
econômicos, contribuem para o desenvolvimento deste método prático e confiável.
Este sistema de pavimentação surgiu na Europa do pós-guerra e foi introduzido no
Brasil na década de 1970. A inexistência de limites quanto à capacidade de suporte
do pavimento, aliada às muitas opções de formato, padrões, cores e matizes
disponíveis para permitir infindáveis possibilidades estéticas, assegura à
pavimentação êxito absoluto em: praças, parques, jardins, calçadas,
estacionamentos, vias urbanas, pátios, depósitos, galpões industriais, estradas,
acostamentos, entre outros.
Os blocos para pavimentos, também são chamados de “pavers” (nome que
doravante será adotado neste trabalho) ou pavimentos intertravados de concreto,
ilustrados na Figura 1, apresentam deformação vertical bem inferior, se comparada
com pavimentos flexíveis (pavimentos asfálticos) de mesma espessura.
Os pavimentos intertravados são construídos com blocos pré-fabricados de
concreto, maciços, que permitem pavimentar uma superfície completa. O
intertravamento é a capacidade que as peças adquirem de resistirem a movimentos
de deslocamento individual, seja ele vertical, horizontal, de rotação ou de giração em
relação a suas vizinhas.
As máquinas produtoras de pavers são chamadas de vibro-prensas. Isto devido ao
tipo de mecanismo que é empregado para se fazer com que o material de dosagem
penetre e preencha as fôrmas acopladas nas vibro-prensas.
Com relação ao paradigma ecológico atual, hoje em dia a natureza é vista como
tendo grande valor e estabelecem-se limites para a poluição gerada no processo de
produção. Dessa maneira, a indústria da construção civil, segundo estimativas, é
responsável por 15 a 50% do consumo dos recursos naturais extraídos do planeta.
Contudo, a utilização de resíduos como matéria prima na construção civil pode vir a
reduzir a quantidade de recursos naturais retirados do meio ambiente. Os resíduos
poderão se tornar um grande auxiliador na produção de materiais alternativos de
menor custo, substituindo em grande parte os agregados naturais empregados em
concretos, argamassas, blocos, pavers, barreiras de contenção, bases para
pavimentação, etc.
De maneira paralela ao desenvolvimento do concreto contendo resíduos, sabe-se
que mundialmente o número de veículos aumenta todos os anos. Esse aumento
gera, entre outras coisas, subprodutos da utilização desses veículos como, por
exemplo, os resíduos de borracha vulcanizada. Frente a isso, com a introdução dos
resíduos de borracha na composição do concreto dos pavers, será avaliado o
comportamento das peças de concreto com relação aos ensaios de resistência à
compressão simples e capacidade de absorção de água. Dessa forma, espera-se
que os resíduos da recauchutagem possam vir a se tornar uma alternativa na
composição de materiais e componentes da construção civil. ......................

http://www.ppgec.feis.unesp.br/producao2006/41.pdf

1 comentários:

Anônimo disse...

OLA , SOU ITAMAR CIDADE DE BRUSQUE SC...

ESTOU INTERESSADO DE MONTAR ALGO PARECIDO TIPO PAVER ECOLOGICAMENTE...

ESSA IDEIA É BOA E SE TIVER NOTICIAS COMO SE FAZ E SE ESTA APROVADO... E SE TEM ALGUMA PARCERIA ..... E-MAIL - montagem.eletrica@ibest.com.br

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