Ministra do Meio Ambiente defende debate sobre emprego verde no FST

domingo, 29 de janeiro de 2012

Izabella Teixeira disse que Brasil é o país que mais consome agrotóxicos. Governo quer levar Bolsa Verde a até 400 mil famílias no país.
Governador Tarso Genro e a ministra do Meio-Ambiente, Izabella Teixeira, participam de seminário na Assembleia Legislativa (Foto: Tatiana Lopes/G1)Ministra participou de seminário na Assembleia
Legislativa (Foto: Tatiana Lopes/G1)
Meses antes da conferência Rio+20, que será realizada em junho, o Ministério do Meio Ambiente já tem uma pauta prioritária para o evento: a discussão sobre o 'emprego verde', conceito que fala em empresas sustentáveis, redução da pobreza e recuperação econômica centrada no trabalho. Durante participação em um dos encontros do Fórum Social Temático 2012, no Rio Grande do Sul, a ministra Izabella Teixeira propõe uma mesa de discussão sobre o tema.
"Teremos uma mesa para esses empregos, isso tudo é meio ambiente", afirmou, lembrando a situação dos catadores de lixo. "Sou de uma geração em que a União não cuidava das cidades. Hoje passa a se ter debate sobre alimentos, código florestal, empregos, segurança hídrica, energética, ecológica, tecnológica. Todas as crises estão na agenda da Rio+20", afirmou.  
Izabella disse que cancelou sua ida ao Fórum de Davos, na Suíça, para vir a Porto Alegre debater com a sociedade o que será colocado em pauta na Rio+20. "Tenho certeza que minha escolha de estar aqui foi a mais correta. O Brasil é o único país que reúne todas as condições para discutir o futuro do planeta", comentou. No evento realizado na manhã desta quarta (25), a ministra ressaltou que pretende ampliar o projeto Bolsa Verde no país nos próximos anos. A atual meta do Governo Federal é de atender 73 mil famílias com o benefício até 2014, mas pode haver revisão dos planos. "Quero chegar a 300, 400 mil famílias nos próximos anos. Temos de ir atrás dessas pessoas. Vamos cruzar com o Bolsa Família, vamos pensar como essas pessoas podem ser incluídas", destacou.
O fortalecimento da segurança alimentar dos brasileiros foi outros assuntos ressaltados, Segundo a ministra, o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos, algo que julga "inaceitável".
"Por que a classe média alta pode consumir produtos orgânicos e os outros não?", questionou. No entendimento da ministra, tem de haver uma briga pelo alimento saudável. "Isso dá emprego, dá proteção ambiental, uma série de coisas", completou.
Para que o objetivo seja alcançado, Izabella pede um debate mais abrangente com a sociedade. "Temos que pensar na agenda social, pensar nas relações sociais, é isso que simboliza o Rio+20", salientou. "Tem que haver mobilização para se entender a realidade dos municípios, que não está só na indústria, está no campo.
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/01/ministra-do-meio-ambiente-defende-debate-sobre-emprego-verde-no-fst.html

0 comentários:

Postar um comentário