BARRAGINHAS

domingo, 20 de março de 2011

Quem vive nas cidades, com água em abundância nas torneiras, talvez nunca tenha ouvido falar de Barraginhas e e quando ouve falar em seca, em desertificação, fica pensando que esse é um problema muito distante de nós. Mas para quem vive no Sertão Nordestino, no Semi-Árido do Brasil, as Barraginhas estão se constituindo numa das mais naturais, acessíveis e maravilhosas soluções de mitigação de impacto ambiental.

Em parceria com a EMBRAPA, o mineiro Luciano Cordoval, Engenheiro Agrônomo, desenvolveu o sistema de Barraginhas, que são construções de miniaçudes ao longo dos sulcos das enxurradas para coletar as águas das chuvas, evitando que elas se percam e lavem o solo, empobrecendo-o, como vinha ocorrendo há décadas. Com o desmatamento intensivo, muitas terras em todo o país ficaram compactadas, diminuindo a capacidade de infiltração de água pelo solo. É como se o terreno fosse um telhado, onde a água da chuva cai e já vai escorrendo, causando a lixiviação, que é a lavagem dos nutrientes da terra. O resultado são solos cada vez mais erodidos, secos e improdutivos.

A água captada pelas barraginhas provoca mais umidade em áreas de baixada, favorecendo o surgimento e enriquecimento de mananciais. Outro aspecto positivo é a revitalização de córregos e rios e o surgimento de minas e nascentes. A conseqüência é a amenização das estiagens e o favorecimento do plantio de lavouras, hortas e pomares. “Isso é sinônimo de sustentabilidade na agricultura, com a geração de mais renda e qualidade de vida para as famílias”, explica Cordoval. A meta após o reconhecimento, segundo o agrônomo, é dar ainda mais visibilidade ao projeto, classificado como tropical por sua amplitude de aplicação. A técnica é milenar nas regiões desérticas e vem sendo aperfeiçoada pela Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Convido aos visitantes a assistirem os vídeos: Aqui, realmente as imagens falam mais que mil palavras:

Primeiro Vídeo – Parte 1

   
http://ecoamigos.wordpress.com/barraginhas/

0 comentários:

Postar um comentário