PÓ DE VIDRO - USO EM PROCESSO INDUSTRIAL

sábado, 17 de março de 2012

INTRODUÇÃO:
A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo ou resíduo descartado em produto semelhante ao inicial ou em outro produto. Existem inúmeras vantagens para se reciclar os resíduos, dentre as quais: proteção e conservação dos recursos naturais, geração de empregos através da criação de indústrias recicladoras, economia de energia, redução da poluição do ar e das águas, diminuição da quantidade de resíduo a ser aterrado, aumento da vida útil do aterro sanitário, entre outras. A quantidade de resíduos gerados por alguns setores produtivos desperta o interesse para a busca de novos materiais e tecnologias, com o intuito de atender questões técnicas, econômicas, sociais e, principalmente, ambientais. Alguns produtos constituintes do lixo podem ser reaproveitados como matéria-prima para a produção de materiais de construção. O vidro, cuja composição é formada principalmente por SiO2, é um dos materiais com maior tempo de decomposição na natureza, podendo ser reciclados: potes, frascos, garrafas e cacos. Esta pesquisa versa sobre a incorporação de pó de vidro em concretos de cimento portland e propõe o estudo das propriedades mecânicas destes compósitos. Dessa forma foram produzidos concretos contendo diferentes porcentagens de pó de vidro 0%, 10% e 15% e determinadas suas resistências à tração e à compressão.
METODOLOGIA:
O procedimento adotado para a produção do concreto iniciou pela seleção da dosagem mais conveniente, sendo escolhido o traço em massa 1 : 2 : 3 : 0,57. Os materiais empregados foram: pó de vidro, areia fina de quartzo, com massa específica de 2,63 g/cm3, massa aparente de 1,55 kg/L, dimensão máxima característica de 1,2 mm e módulo de finura de 1,69, pedrisco de basalto, com massa específica de 2,46 g/cm3, massa aparente de 1,52 kg/L, dimensão máxima característica de 9,5 mm, módulo de finura de 3,55 e absorção de 0,52%, cimento CPIII. Foram produzidas 3 misturas, sendo: uma sem a adição de pó de vidro, considerada de referência, uma com a adição de 10% de pó de vidro em relação ao agregado miúdo e outra com a adição de 15% de pó de vidro em relação ao agregado miúdo. Foi realizada a lavagem dos materiais componentes da mistura e moldados os corpos-de-prova cilíndricos (100x200 mm) e prismáticos (150x150x750mm) para cada um dos traços indicados. Os corpos-de-prova foram curados em água durante 28 dias e então submetidos aos ensaios de resistência à compressão e à tração.
RESULTADOS:
Os resultados dos ensaios mecânicos para os concretos de referência, com 10% de pó de vidro e com 15% de pó de vidro são respectivamente: ensaio de resistência à compressão (NBR 5739) 37,20 MPa, 48,10 MPa, 39,73 MPa; ensaio de resistência à tração (NBR 7222) 10934,35 Kgf, 11519,68 Kgf, 14585,70 Kgf; e ensaio de resistência à flexão (NBR 12142) 3765,80 Kgf, 4062,75 Kgf, 3315,55 Kgf.
CONCLUSÕES:
Comparados os resultados obtidos nos ensaios do concreto com pó de vidro e do concreto de referência, pôde-se observar que os concretos modificados apresentaram melhores resultados, ou seja, tiveram maior resistência que o concreto de referência. A única exceção ocorreu no teste de resistência à tração na flexão do concreto com 15% de pó de vidro, que apresentou uma resistência inferior ao concreto de referência. Podemos concluir que o pó de vidro, nas proporções estudadas, pode ser empregado em concretos correntes a fim de melhorar seu desempenho estrutural. A possibilidade do emprego deste material alternativo ao concreto passa a ser uma alternativa tecnológica sustentável contribuindo para a diminuição de lixo industrial e a preservação de recursos naturais.
Instituição de fomento: PUC-CAMPINAS / FAPIC / Engenharia Civil

0 comentários:

Postar um comentário