GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

sábado, 1 de outubro de 2011

Lixo Acumulado
A partir de 2014, os lixões a céu aberto serão proibidos no País. Com essa imposição legal, todos os municípios serão obrigados a separar os resíduos para fazer o descarte ambientalmente correto. Atualmente, o serviço de coleta seletiva está presente em apenas 18% das cidades brasileiras, porque ela ainda não é obrigatória em nosso País. Nos grandes cidades brasileiras, cada cidadão produz, em média, um quilo de resíduo por dia.
O lixo é hoje um dos mais graves problemas ambientais do Planeta. A destinação incorreta do lixo nas cidades, por exemplo, entope bueiros, agravando o problema das enchentes que têm resultado em várias tragédias nas cidades no período de chuvas. O Brasil produz por dia mais de 183 mil toneladas de lixo urbano. Mais de um milhão de pessoas trabalham e sobrevivem da reciclagem desse lixo. Mesmo assim, grande parte dessa riqueza vem sendo desperdiçada.
Entre os temas abordados, estão os desafios a serem enfrentados pelas cidades ao transformar os grandes lixões em aterros sanitários. Pela nova lei os lixões a céu aberto serão proibidos no país a partir de 2014 e todos os municípios serão obrigados a separar os resíduos para fazer o descarte ambientalmente correto. O desafio se mostra gigantesco quando a coleta seletiva atualmente se encontra implementada em apenas 18% das cidades brasileiras.
Tecnologias e soluções para esse novo conceito de gestão serão apresentadas em casos de sucesso de cidades do Brasil e até de outros países porém a questão é bom senso para implantá-las. Além disso, o financiamento para a gestão integrada de resíduos e a produção de energia a partir do biogás gerado pelo Esgoto Sanitário estão entre os temas abordados continuamente em debataes.
A nova política se baseia na máxima dos “três erres”: redução, reuso e reciclagem. Por isso, entra em foco o estudo do ciclo de vida das mercadorias que acabam se tornando resíduo sólido em algum momento. De acordo com um estudo encomendado ao Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o país perde cerca de R$ 8 bilhões por ano quando deixa de reciclar o resíduo que é encaminhado aos aterros e lixões das cidades.
A questão do lixo precisa, portanto, envolver todos os cidadãos, empresas, Academia e Poder Público na busca de soluções que evitem que os resíduos sejam descartados de forma inadequada, contaminando solos, rios, córregos e mares, provocando doenças e prejuízos para o meio ambiente.

0 comentários:

Postar um comentário